FUTEBOL

Alguns dos maiores clubes brasileiros (Palmeiras, Corinthians e São Paulo) estão localizados na capital - e isso rende boas atrações turísticas para quem gosta de futebol. Seja visitando estádios ou assistindo treinos, as opções são diversificadas. Além disso, São Paulo conta com o incrível Museu do Futebol, dedicado totalmente ao tema com muita história e interatividade.

Museu do Futebol
Sala_das_Copas_do_Mundo_.JPG

O Museu do Futebol é um museu temático, único no mundo sem ter ligação com nenhum clube, dedicado exclusivamente ao futebol, que foi construído no chamado ‘avesso’ das arquibancadas, ou seja, dentro de um espaço que fica embaixo delas, na entrada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. O visitante começa o percurso no saguão de entrada, na Sala do Torcedor, onde estão os objetos utilizados por eles, como chaveiros, flâmulas, broches e bandeiras. Depois, passa para a Sala Anjos Barrocos, onde encontrará seus ídolos em imagens em movimento – craques como Pelé, Zico,  Romário, Ronaldo, Gérson, Sócrates e Rivelino. Na Sala de Gols, o visitante pode ouvir grandes personalidades narrando seus gols preferidos e, na Sala do Rádio, ouvir os radialistas em gravações originais e memoráveis de narradores como Ary Barroso, Fiori Gigliotti e Osmar Santos. Na Sala das Origens, encontram-se fotos e vídeos que demonstram a importância da fusão étnica em nosso futebol. Na Sala dos Heróis, o visitante conhecerá grandes personalidades brasileiras que marcaram o século, como os jogadores Leônidas da Silva e Ademir da Guia. Para finalizar a parte histórica, o visitante entra em um túnel e sente-se como se estivesse na Copa de 1950. Em seguida, vai atravessando décadas de cada período entre as copas, num túnel do tempo de sons e imagens em telas de cristal líquido. As crianças e os papais vão gostar de ver as cenas de Pelé e Garrincha em ação, afinal são mais de seis horas de imagens em vídeos com diversas cenas de grandes ídolos e seus marcos. No espaço também é mostrada a relação da arte com o futebol, qual o impacto do esporte na vida das pessoas e a história das Copas do Mundo – tudo com muita interatividade.

Estádio do Pacaembú
paca_em_sp15.jpg

Localizado no bairro de Higienópolis, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940 e até hoje é utilizado, em alguns jogos, pelos principais clubes da capital paulista. Seu nome é uma homenagem ao Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), chefe da delegação da seleção brasileira nas copas de 58 e 62. O Pacaembu (como é conhecido por todos), hoje, tem capacidade para receber até 40 mil pessoas, em jogos oficiais. Recentemente, recebeu duas finais da Copa Libertadores da América: em 2011, entre as equipes de Santos e Peñarol (URU), e em 2012, entre Corinthians e Boca Juniors (ARG), ambos os jogos vencidos pelas equipes brasileiras. O Estádio do Pacaembu não tem visita guiada. Quem vai ao Museu do Futebol tem acesso a uma pequena área da arquibancada para fazer fotos.

Allianz Parque
3795805755-apos-ruptura-de-contrato-com-aeg-wtorre-fara-gestao-do-allianz-parque.jpg

O Allianz Parque é uma arena multiuso construída para receber espetáculos, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras, seu proprietário. A nova arena foi construída pelo Grupo WTorrre, onde se localizava o antigo Estádo Palestra Itália, conhecido popularmente como Parque Antarctica. A arena conta com um dos mais modernos espaços multiuso do país, e o seu estádio atende às normas da Fifa, se credenciando para receber os torneios esportivos mais relevantes. Com construção iniciada em 2010, foi finalizada em novembro de 2014. O primeiro jogo oficial do Allianz Parque foi realizado no dia 19 de novembro de 2014 entre Palmeiras e Sport, pelo Campeonato Brasileiro, com a presença de 35.939 torcedores. Os primeiros espetáculos realizados no local foram os de Paul McCartney, que se apresentou nos dias 25 e 26 de novembro de 2014. O estádio é ponto de visitação obrigatório para todos os palmeirenses e, devido às suas instalações de ponta, também apresenta atrativos para os turistas amantes do futebol. Durante o tour, é possível conhecer o estádio e visitar pontos como: Arcos do Palestra Itália, arquibancadas, camarotes, Allianz Hall, Sala de Coletiva de Imprensa, vestiário e campo. No futuro, o local terá também um museu contando a história do Palmeiras.

Visita aos treinos do Palmeiras
palm2.jpg.jpg

Já imaginou ter a oportunidade de tomar café da manhã, assistir a um treino e ainda por cima interagir com os jogadores do Palmeiras, tudo isso na Academia de Futebol? Ao adquirir o pacote, o palmeirense terá direito a tomar café da manhã na Academia, acompanhar os trabalhos do elenco e tirar fotos e colher autógrafos dos atletas, tudo sob orientação de guias especializados.

Arena Corinthians
arenacorinthians_sergiogandolphi-2_95.jpg

A Arena Corinthians é o estádio de futebol do Corinthians, localizado em Itaquera, Zona Leste da cidade. Sua capacidade oficial é para 47.605 lugares. O Ministério do Esporte lançou o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), que propõe a melhoria em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene dos estádios do País, tendo a Arena Corinthians recebendo avaliação máxima com cinco bolas. Além de ganhar também o prêmio de melhor projeto de arquitetura do Brasil no ano de 2.011.

Corinthians
corint.jpg

O Sport Club Corinthians Paulista possui um Memorial que conta a história do clube de uma maneira emocionante. Com uma concepção inovadora, tecnologia e muita paixão, o Memorial do Corinthians se tornou uma atração turística de São Paulo. Já no começo da visita, é possível ter uma ideia do clima de uma partida de futebol com a reprodução de um vestiário, com armários, som ambiente e artigos esportivos nos armários. Antes das atrações principais, uma dose de emoção: em um espaço que simula um estádio, uma instalação de áudio e vídeo envolve os visitantes com a vibração da apaixonada torcida do Timão. Um dos pontos altos do Memorial é a Calçada da Fama, local onde ídolos como Basílio, Wladimir, Paulo Borges, Zé Maria, Edu, Luisão, Flávio Minuano, Ronaldo, Tevez e Dentinho são eternizados. Vale destacar também um ambiente preparado especialmente para homenagear o título paulista de 1977 — um dos mais marcantes do clube.

Estádio do Morumbi
sp morumbi.jpg

O Estádio do Morumbi, que pertence ao São Paulo, oferece a visita guiada desde 2010 e recebe uma média de 2.000 visitantes por mês. O diferencial desse tour de 75 minutos é a visita à área de aquecimento dos jogadores e ao escudo do São Paulo, que fica ao lado do gramado. Tirar fotos e gravar vídeos é permitido durante todo o passeio. O Memorial de Conquistas, incluindo a sala de troféus e uma imagem de Leônidas da Silva dando sua famosa bicicleta, é um dos pontos altos da visitação.